01-Ace: Quando o saque adversário cai na quadra contrária sem tocar em nenhum dos jogadores;
02-Afinador: Jogador que nas grandes decisões não rende o esperado. O mesmo que amarelão;
03-Agilidade: Qualidade de mudar rápida e efetivamente a direção de um movimento executado em velocidade;
04-Alavanca: Barra inflexível empregada para mover ou levantar corpos pesados. Mas, no voleibol é o termo que se emprega ao enérgico movimento dos braços de frente para trás e novamente trás para frente no momento da impulsão da cortada e nos saques em suspensão;
05-Alimentação: É a escolha, seleção e fornecimento de alimentos ao organismo;
06-Alongamento: É a capacidade do músculo de estender-se, vencendo sua própria resistência como conseqüência da contração de seu antagonismo;
07-Alto Nível / Alto Rendimento: É o termo relacionado às práticas esportivas de caráter bastante elevado de treinamentos, exigências, resultados, competições e de performances de atletas e das equipes;
08-Amador: Desportista não profissional que participa de competições sem visar qualquer recompensa material;
09-Ambidestro: Atleta que utiliza as duas mãos com a mesma facilidade;
10-Antena ou Vareta: Palavras de vários significados. Mas, no voleibol é a haste flexível de 1,80m que fica 80cm acima da borda superior da rede. Serve para delimitar o espaço em que a bola poderá passar, 9,00m. É colocada à rede perpendicular às linhas laterais;
11-Aptidão Física: É a capacidade funcional de um indivíduo no desempenho de determinadas tarefas que demandam atividade muscular. Capacidade natural para executar certas atividades;
12-Aquecimento de Rede: É o tempo disponível em que as equipes têm antes dos jogos e mesmo de treinos para se aquecerem na rede efetuando cortadas;
13-Aquecimento: Seqüência de exercícios físicos que têm por finalidade preparar o organismo dos atletas para as atividades físicas mais intensas. Obs: após o aquecimento, é recomendável que a freqüência cardíaca fique entre 120 a 130 batimentos por minuto;
14-Árbitro de Cadeira: É o árbitro que fica em cima do suporte de árbitro. É o 1º árbitro do jogo;
15-Área de Saque: É toda a área ao fundo da quadra. Corresponde aos 9,00m da linha de fundo;
16-Área de Substituição: É a área compreendida entre as linhas de ataque e a linha central, onde são efetuadas as substituições, exceto a do líbero que será efetuado entre a linha de ataque e a linha de fundo;
17-Área Livre: São as áreas ao entorno da quadra;
18-Arena: Espaço central de um anfiteatro romano reservado para lutas, combates e jogos. Modernamente, é o termo que se refere aos ginásios poliesportivos modernos;
19-Aros Olímpicos: Símbolos dos Jogos Olímpicos Modernos, criado pelo Barão Pierre de Coubertin. São cinco aros entrelaçados, três acima e dois embaixo. Os três superiores na ordem: azul, vermelho e preto e os inferiores amarelo e verde. Esses aros representam os cincos continentes unidos pela idéia olímpica e ficam sobre fundo branco simbolizando a paz. Ao contrário do se imagina, as cores dos aros não têm qualquer relação com as raças humanas;
20-Artrite: É a inflamação das articulações;
21-Artroscopia: É uma cirurgia que é realizada o acesso a uma articulação sem ser necessário abri-la. É realizada através da inserção de pequenos tubos (cânulas) para a passagem, até o espaço articular, de instrumentos que permitem observar as estruturas que ficam dentro da articulação;
22-Artrose: É a destruição das articulações;
23-Assistente-Técnico: É o que colabora com o técnico no exercício de suas funções. Na hierarquia esportiva é, depois do técnico, a segunda autoridade da Comissão Técnica;
24-Atacante de Força: Jogador especializado em cortar bolas altas com força nas extremidades da rede, principalmente na entrada de rede, posição 4;
25-Ataque e Defesa: É o termo que se dá ao bate-bola entre dois atletas. Um corta outro defende e vice-versa;
26-Atleta Laureado: É o atleta que tenha defendido com realce as cores do clube durante 10 anos, no mínimo, e que não tenha cometido nenhuma falta disciplinar;
27-Atleta Profissional: É o atleta que pratica esporte profissionalmente. O esporte é seu meio de sustento;
28-Atrofia: É o processo de definhamento muscular causado por deficiência ou por falta de exercícios físicos;
29-Average: Sistema para definir um empate;
30-Backdrop: Peça publicitária de merchandising que contém as marcas do patrocinador do clube. Equipamento que fica atrás dos atletas durante as entrevistas televisivas;
31-Badá: É o termo simplificado que se dá ao saque executado que passa abaixo da rede;
32-Banco: Expressão que se refere ao jogador reserva ou local onde ficam os atletas e a Comissão Técnica durante os jogos;
33-Bandeirinha: O termo correto é juiz de linha. É o oficial que auxiliam o 1º árbitro durante o jogo;
34-Bate-Bola 2 a 2: O mesmo que ataque e defesa;
35-Bater com pé Trocado: Termo que se refere ao atleta que salta para a cortada utilizando o pé de impulsão do mesmo lado do braço utilizado na cortada. Ex: é o cortador destro que salta com o pé de impulsão direito à frente. O canhoto a mesma coisa. O ideal é o atleta saltar com o pé de impulsão contrário à mão;
36-Between: Refere-se a uma jogada ensaiada: o jogador da posição 3 simula uma chutada no meio de rede e o atacante 4 ataca uma bola curta e rápida entre o levantador e o atacante 3. Nessa jogada, poderá haver uma variação, ao invés do jogador 4 efetuar a cortada, o jogador 3 poderá atacar a mesma bola chutada no meio;
37-Bichado: É o atleta lesionado. Expressão usada normalmente quando a contusão é de forma irreversível ou duradoura;
38-Bicho: Gratificação extra oferecido aos atletas por conquista de títulos e mesmo por vitória simples;
39-Biotipo: Expressão que indica a síntese ou conjunto das características vitais da pessoa nos seus diferentes aspectos. Grupo de pessoas que possuem o mesmo genótipo ou constituição hereditária fundamental. A propósito, o voleibol requer um biótipo específico, ou seja, os pretendentes deverão ter, obrigatoriamente: pernas e braços compridos, tornozelos finos, quadril alto e altura em torno dos 2,00m ainda na adolescência;
40-Bloque: Forma simplificada de se referir ao bloqueio;
41-Bloqueio: É um fundamento que consiste em impedir a passagem da bola por sobre a rede. A finalidade básica do bloqueio é: 1-interceptar a passagem da bola; 2- amortecer a bola e 3- orientar a defesa. O bloqueio poderá ser simples, duplos e triplos;
42-Bola China: É uma jogada ensaiada: o atacante sai da posição 3, numa corrida quase paralela à rede, ataca a bola junto à antena, em uma projeção horizontal num salto do pé esquerdo. Essa jogada foi apelidada de “bola china” em homenagem as atletas da seleção chinesa da década de 80 que inventaram o ataque realizado num só pé por trás da levantadora. Em pouco tempo passou a ser obrigatória nas equipes femininas;
43-Bola Colada ou Espremida: Bola levantada muito próxima à rede;
44-Bola de Graça: É a bola enviada para quadra contrária sem oferecer nenhuma dificuldade ao adversário;
45-Bola de Tempo: É um levantamento com trajetória rápida em que o cortador ataca a bola na trajetória ascendente ou no ponto máximo. Obs: “Bola de tempo” não significa necessariamente levantamentos com trajetória baixa. O levantamento poderá ser rápido, porém com trajetória alta;
46-Bola do Jogo: É o termo que se dá quando a bola é defendida ou recepcionada pela equipe que poderá fazer o último ponto do jogo;
47-Bola do Set: É o termo que se dá quando a bola é defendida ou recepcionada pela equipe que poderá fazer o ultimo ponto do set;
48-Bola em Jogo: A bola estará em jogo no momento do golpe do saque autorizado pelo primeiro árbitro;
49-Bola Fora de Jogo: A bola estará fora de jogo no momento de uma falta apitada pelo árbitro, na ausência da falta, no momento do apito;
50-Bola Normal: Levantamentos com trajetórias altas nas extremidades da rede;
51-Bola Presa: É a expressão dada quando a bola fica momentaneamente presa entre os bloqueadores de ambas as equipes. Normalmente, nesses casos o 1º árbitro anula o ponto;
52-Bola Russa: Cortada executada por um dos jogadores da zona de defesa (1,5 ou 6) com salto na zona de defesa e projeção à zona de ataque;
53-Bursite: É a inflamação da bursa, pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre os ossos, tendões e tecidos musculares. A bursite ocorre principalmente nos ombros, cotovelos e joelhos. Muito comum nos ombros dos atletas de voleibol;
54-Bye: Nos campeonatos ou torneios, por eliminação, são assim denominados os que ficam isentos de jogar na primeira eliminatória devido ao numero impar de concorrentes. Tradução: favorecido;
55-C T: Normalmente relacionado ao Centro de Treinamentos dos clubes ou Comissão Técnica das equipes;
56-Cabeça de Chave: Diz-se do desportista ou equipe que, por seus méritos em atuação anterior, tem o direito de encabeçar uma série de concorrentes ou equipes que participam de um torneio ou campeonato;
57-Câimbras: São contraturas exageradas das fibras musculares ocorrendo de maneira involuntária e dolorosa. É causado por fadiga muscular decorrente do excesso de treinos e jogos, vício de postura e falta de vitamina B;
58-Contusão Muscular: É uma lesão traumática aguda decorrente de trauma direto aos tecidos moles que provoca dor e edema. A contusão vai de leve até uma grande infiltração de sangue nos tecidos circundantes;
58-Contusão Muscular: É uma lesão traumática aguda decorrente de trauma direto aos tecidos moles que provoca dor e edema. A contusão vai de leve até uma grande infiltração de sangue nos tecidos circundantes;
59-Caixinha ou Penteada: Saque ou cortada com pouca força em que a bola sae girando em torno de seu próprio eixo. Normalmente, é de fácil defesa ou recepção. O termo caixinha poderá ser dado também a uma forma de punir aos atletas atrasados aos treinamentos com pequena quantia em dinheiro;
60-Calouro: Termo referente ao atleta jovem que viaja ou excursiona pela primeira vez com a equipe;
61-Campeonato: Competição de caráter regional ou internacional em que se disputa a primazia em determinado desporto. Competição de importância em que, como o nome indica, se quer apurar um campeão e se possivelmente as demais colocações até o último lugar.
62-Caneta Azul: Termo atualmente em desuso em Minas Gerais. Era uma expressão adotada corriqueiramente no Minas Tênis Clube nos anos 60 e 70. Caneta azul significava o atleta de bom domínio de bola. Naquela ocasião o professor Adolfo Guilherme, responsável pela implantação desse esporte no Clube, relacionava os atletas nas fichas de freqüência utilizando as cores azul e vermelha. A cor azul significava bom nível técnico e o vermelho fraco;
63-Caneta Vermelha: Termo contrário ao caneta azul. Caneta vermelha significava o atleta de mau domínio de bola;
64-Capacidade Vital: É o volume de ar que pode ser expelido dos pulmões por uma expiração forçada, após ter-se efetuado uma inspiração forçada;
65-Capitão: É o atleta designado pelo técnico para representá-lo na quadra com poderes e ascensão sobre os demais atletas;
66-Capote: Antigamente, antes da mudança da regra que extinguiu a vantagem e os sets eram disputados em 15 pontos com tomadas, usava-se essa expressão quando uma equipe fazia 7 pontos ou menos no set. Termo atualmente em desuso na regra atual;
67-Cartola: Expressão irônica que designa dirigente esportivo;
68-Cartolagem: Expressões que designa uma decisão dos dirigentes esportivos. Normalmente utilizado de forma pejorativa;
69-Categorias de Base: No voleibol, vão da iniciação até mais ou menos ao infanto-juvenil;
70-Central: Termo que se refere ao jogador que atua no centro da rede. Semelhante ao jogador de meio-de-rede, especializado em atacar e bloquear na posição 3, ataque central;
71-Chaves: É a divisão das equipes em grupos de competição;
72-Chiqueiro ou Chiqueirinho: Local na quadra destinado aos atletas reservas de cada equipe. Área ou zona de aquecimento;
73-Chupa ou Chupada: Quando a cortada é interceptada pelo bloqueio adversário e volta na sua quadra próximo ao atacante que efetuou a cortada, sem chance de recuperação;
74-Chutada na Ponta: É um levantamento com trajetória rápido na entrada da rede, posição 4;
75-Chutada no Meio: É um levantamento com trajetória rápido no meio da rede, posição 3;
76-Chutada: Passe ou levantamento com trajetória rápida;
77-Circuit-Training: É o método de condicionamento básico que visa à aquisição e o desenvolvimento principalmente da resistência (orgânica e muscular localizada);
78-Clube Sediante: É o clube que recebe o visitante ou que está sediando a competição;
79-Clube Visitante: Como o próprio nome diz, é o clube que visita o adversário;
80-Cobertura pelo Correspondente: É a cobertura do bloqueio e dos cortadores pelos seus jogadores correspondentes. Ou seja, quando estiver em ação o saída de rede, posição 2, o seu correspondente, o jogador 1, faz a cobertura; quando estiver em ação o meio de rede, posição 3, o seu correspondente, o jogador 6, faz a cobertura e quando o jogador de entrada de rede, posição 4, estiver em ação, o jogador 5 faz a cobertura. Em outras palavras: os jogadores 1, 6 e o 5 são correspondentes do 2, 3 e o 4, respectivamente;
81-Cobertura: Ação dos jogadores em proteger a zona atrás do bloqueio ou próximo ao atacante no momento da cortada;
82-Coleta: É a forma simplificada de dizer treinamento coletivo;
83-Colocar em Jogo: Quando por qualquer motivo, o atacante passa a bola para quadra contrária com a única finalidade de colocá-la em jogo. A bola não oferece nenhuma dificuldade para a equipe adversária;
84-Concentração: É a capacidade de fixar-se mentalmente na consecução de determinada situação de jogo. Essa expressão poderá ser usada também como concentração das equipes antes dos jogos em locais distantes e tranqüilos dos locais de disputa;
85-Condução: Reter ou demorar com a bola na execução de uma técnica;
86-Confronto Direto: É o critério de desempate entre duas equipes. Caso terminem empatadas, a equipe que ganhou o jogo entre si na fase anterior é a classificada para fase seguinte;
87-Congresso Técnico: É a reunião entre dirigentes esportivos e organizadores que antecede às competições esportivas para se tratar de assuntos pertinentes ao evento esportivo em questão;
88-Consolação: A equipe que tenha sido eliminada na primeira rodada de um torneio, em vez de ser afastada definitivamente da competição, passará a competir na chave dos perdedores, com possibilidade de obter classificação secundária ou o titulo de campeão do torneio de consolação;
89-Contra-Ataque: É a construção e organização do ataque após a defesa do ataque adversário;
90-Contusão: É causada por uma batida em partes moles, sem fratura. Na região surge uma hiperemia (vermelhidão) e, se houver rompimento de algum vaso (veia), ficará um hematoma (roxo);
91-Coordenação Motora: Qualidade de sinergia que permite combinar a ação de diversos grupos musculares para realização de uma série de movimentos com um máximo de eficiência e economia. Em outras palavras, é a capacidade de execução fácil dos movimentos complexos;
92-Coração de atleta: Denominação também coração de desportivo. É o resultado de um processo de adaptação ao esforço em treinamento e competições desportivas que traduz o crescimento do músculo cardíaco. Esse crescimento pela prática esportiva não é um fenômeno patológico.
93-Corneta: Indivíduo que dá “pitacos” sem ser consultado. Normalmente, é um termo atribuído aos dirigentes, ou mesmo outras pessoas, que dão palpites, interferem e influenciam os membros da CT;
94-Corredor: Cortada direcionada na paralela às linhas laterais da quadra;
95-Correspondente: Essa relação de correspondência se refere ao jogador da posição 1 em relação ao 2, jogador 6 em relação ao 3 e ao jogador 5 em relação ao jogador 4. Essa é a idéia de atletas correspondentes;
96-Cortada de Dois Tempos: Atualmente não se usa mais esse tipo de cortada. Na verdade, era um tipo de ataque de bolas rápidas no meio de rede e saída, posições 3 e, às vezes, na posição 2. O cortador simulava a cortada no primeiro salto, e logo em seguida saltava para fazer o ataque no segundo salto. Esse tipo de cortada teve em Bernard Rajzman e Montanaro seus grandes adeptos;
97-Cortada: É um fundamento que consiste em golpear a bola em suspensão por sobre a rede. A cortada é dividida em corrida, impulsão, elevação, batida na bola e queda;
98-Craque: Jogador de qualidade técnica e talento muito superior à média. Jogador diferenciado. Obs: infelizmente, hoje, qualquer bom jogador é elevado à condição de craque;
99-Cravada ou Enterrada: Cortada executada com força bem próxima à rede e à linha de ataque da quadra contrária;
100-Crioterapia: Tratamento à base de gelo. Literalmente significa: "Terapia com Frio", isto é, aplicação terapêutica de qualquer substância do corpo que remova o calor corporal, diminuindo a temperatura dos tecidos. Sendo assim, todas as técnicas que se utiliza o frio como massagem com gelo é consideradas crioterapia;
101-Cruzamento Olímpico: É o cruzamento de classificação em que a 1º colocada de uma chave joga com o 4º colocado de outra chave; o 2º colocado de uma chave joga com o 3º colocado da outra e vice-versa na outra chave. Os classificados vão à semifinal;
102-Cumprir Tabela: Equipe que joga apenas para cumprir a tabela da competição, sem, contudo, ter a menor possibilidade de melhorar sua posição na tabela de pontuação ou almejar alguma melhoria na competição;
103-Débito Sistólico: É a quantidade de sangue arterial lançada pelo coração em cada sístole;
104-Débito Sistólico: É a quantidade de sangue arterial lançada pelo coração em cada sístole;
105-Defesa Alta: É o termo atribuído quando o jogador defende a cortada utilizando-se as mãos espalmadas na linha ou acima dos ombros;
106-Defesa: Conjunto de fundamentos ou uma ação individual que consiste em defender o ataque adversário;
107-Degrau: É quando um jogador simula um ataque para o seguinte fazer o ataque logo após dele;
108-Deixar no Simples: É a expressão usada quando levantador executa uma finta individual e deixa o cortador com apenas um bloqueador para marcá-lo;
109-Delegado Técnico: É a autoridade máxima da do jogo. É designado pelo pela entidade organizadora da competição para tomar todas as medidas relativas ao jogo;
110-Dependurar as Chuteiras: Expressão que se refere o momento de encerrar a carreira esportiva;
111-Desmico: Forma simplificada de dizer desmicorética;
112-Desmicorética: É uma jogada ensaiada. Caracteriza-se quando o jogador de meio, jogador 3, simula uma cortada no meio da rede e o saída, posição 2, passa por trás e executa a cortada logo após, à sua esquerda. Obs: a origem dos termos micorética e desmicorética se deu nos Jogos Mundiais Universitários, realizados em Paris, em 1957. Foram os atletas da seleção brasileira que copiaram as jogadas da ex-União Soviética e atendendo à sugestão do capitão da equipe, o paulista Álvaro Caíra, adotou esses nomes. Segundo relato de Adolfo Guilherme.
E algumas mais. Existem muiiiiitas e muitas outras diferentes, variando de estado para estado.
Abraços e Sorte a todos!
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