Pages

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Programa Viver Ativo promoveu Torneio de Voleibol Adaptado para Idosos

Os idosos têm encontrado no exercício físico, cada vez mais, formas de melhorar e manter a saúde física, mental e social. A Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis, por meio do Programa “Viver Ativo”, vem desenvolvendo diversas ações que oportunizam essa vivência por intermédio de atividades saudáveis, favorecendo a confraternização entre diversos grupos na própria comunidade.
O Voleibol Adaptado para Idosos é uma das propostas do Programa Viver Ativo. Por ser uma atividade em equipe, essa modalidade estimula no idoso a solução de dificuldades na busca de um objetivo, fazendo com que ele as compartilhe enquanto aprende com as diferenças individuais encontradas no restante do time. O Voleibol sofreu adaptações do "Vôlei" e do “Câmbio”, moldando-se para se adaptar ao perfil dos idosos participantes, visando possibilitar maior adesão à prática, respeitando as limitações decorrentes do envelhecimento, proporcionando no idoso a sensação de “sentir-se capaz”.
As ações do Programa Viver Ativo, por meio do Torneio de Voleibol Adaptado, vão ao encontro do que prega a Política Nacional e Municipal do Idoso. Ela preconiza que é dever dos órgãos governamentais “incentivar os movimentos de idosos e desenvolver atividades culturais” e “criar programas de lazer, esporte e atividades físicas que proporcionem a melhoria da qualidade de vida do idoso e estimulem sua participação na comunidade”, conforme a Lei N° 8.842/94 e a Lei N° 5.371/98.
O Torneio de Voleibol Adaptado, para Idosos que participam dos grupos de ginástica do Programa Viver Ativo, foi realizado no dia 13 de novembro de 2009, das 13:00 às 17:00 horas, no Ginásio de Esporte do Centro de Desportos da UFSC, na Trindade. Participaram 13 equipes, com 10 jogadores cada. Ao todo, compareceram 400 pessoas, contando-se também os torcedores ou convidados. A equipe do Canto do Rio sagrou-se campeã,  ficando a do Balneário do Estreito em segundo lugar, do Saco dos Limões em terceiro(equipe B) e a da Barra da Lagoa (equipe B) em quarto. 
Ao término do evento, os quatro melhores colocados reberam troféus e medalhas. O time vencedor do Torneio foi treinado para concorrer a uma vaga nos Jogos Abertos de Santa Catarina para Terceira Idade (JASCTI). Confira como foi a a programação:

PROGRAMAÇÃO:

12h30 – Recepção e organização das equipes
(Figueira: equipes A e B, Balneário, Barra da Lagoa: equipes A e B, Ingleses, Canasvieiras: equipes A e B, Saco dos Limões: equipes A e B, Capoeiras, Morro das Pedras, Canto do Rio)
13h00 - Apresentação da equipe de vôlei do CDS/UFSC – Demonstração do “Cambio” p/ JASCTI
13h30 – Solenidade de Abertura
14h00 – Início do Torneio
17h30 – Premiação
18h00 – Encerramento das Atividades


                                                                         Por Marcelo Santos

POST RETIRADO DO SITE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS


Admiro trabalhos deste tipo, Cariacica precisa de mais movimentos como este, aqui temos uma base muito forte que eu falarei no próximo post.

Abraços sorte a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário